sobre o projeto

-->
TOCANDO A CIDADE

Rio de Contas é uma pequena cidade que reúne um patrimônio histórico–natural notável e as típicas problemáticas das cidadezinhas do interior do nordeste: a falta de opções de formação e de emprego, por exemplo, constringe muitos jovens em se mudarem para outras cidades. A população carece de atividades culturais e vai perdendo as suas tradições, sem conseguir  ter  acesso a produtos diferentes daqueles propostos pela industria cultural (emblemática é a descaracterização do carnaval tradicional, um dos mais antigos da Bahia).

O projeto “Tocando a cidade” propõe uma serie de ações direcionadas  á circulação em Rio de Contas de artistas da área geográfica da Bacia do Rio São Francisco e da cede, para promover o envolvimento de um grupo de jovens da cidade em produção de eventos culturais e estimular  a aprendizagem musical do grupo de jovens que se beneficiará das oficinas.

O projeto “ Tocando a cidade”  é dividido em duas fases principais:

1      A capacitação e a formação de uma pequena equipe de jovens moradores da cidade de Rio de Contas para a produção dos “encontros musicais” do projeto “Tocando a Cidade”

2      Os “encontros musicais” que promoverão shows gratuitos ao vivo e oficinas de musica.


1 Capacitação:

O curso (produção de eventos),  pretende despertar o interesse para a exploração de atividades artísticas e culturais, valorizando a importância delas para a integração social, para formação de um publico ”critico”, para a geração de renda e de emprego, entre outros. 

A capacitação terá uma parte teórica (24 oras aulas) e outra pratica que será a coordenação do projeto “Tocando a cidade” na produção dos 4 “Encontros Musicais”

Curso produção de eventos:

Parte teórica:  focado nas seguintes áreas: - planejamento, publicidade, captação de recursos, produção executiva de show, manuseio de equipamentos e logística.

Parte pratica: para cada “encontro musical” 3 estudantes diferentes se responsabilizarão pela direção de produção, coordenando o restante da equipe. Durante esse Periodo, cada participante irá acompanhar todos os processos da produção, mudando sempre de função a cada “encontro musical” 

12 vagas: inscrição gratuita, (em caso de grande fluxo, haverá uma pré seleção)


Objetivo:

- Desenvolver o espírito de trabalho em equipe
- Capacitar os jovens em tramites do trabalho de produção de eventos
- Envolvimento e participação de jovens da cidade na produção do evento 
- Sugerir novas possibilidades profissionais para os jovens riocontenses
- Criar o habito para a realização de evento do gênero na cidade
- Criar uma equipe local para o desenvolvimento de futuras demandas artísticas e culturais
- Fazer que os jovens entendam a importância das atividades artísticas como meio de inclusão social dos moradores e como instrumento promotor  de turismo cultural





2 “Encontros musicais”:

o projeto inicialmente prevê “4 encontros musicais”. No caso de captação de recursos e apoio (objetivo da equipe de produção), o numero de encontros poderá ser maior!
 
 “encontros musicais”:
Os “ Encontros Musicais” acontecerão em quatro finais de semana consecutivos, cada final de semana segue o esquema em anexo. ( anexo nr.      ) Sendo que o conteúdo das oficinas podem variar dependendo da especialidade do artista convidado.


Oficinas:

Em total três oficinas acontecerão simultaneamente em lugares diferentes, criando assim a oportunidade para um maior numero de pessoas participarem.  Durante as oficinas os músicos terão  a oportunidade de conversar com os participantes sobre o seu trabalho, sobre as influencias e os seus objetivos, mostrarão os seus instrumentos e equipamentos e terão algumas obras significativas para serem ensaiadas com os estudantes.
Para cada oficina serão abertas 12 vagas, sendo assim um total almejado de 36 participantes nas oficinas por final de semana.


Bandas:

Serão escolhidas bandas que distinguem-se pela busca de uma estética autoral entre heranças tradicionais e estímulos modernos.  Serão escolhidos grupos com estilos diferentes  para cada encontro com o objetivo de promover a multiculturalidade e a variedade dos estilos musicais, tanto para a intrigar a “platéia” quanto para garantir variedade e originalidade ás oficinas. Assim os participantes receberão vários estímulos e terão a possibilidade de experimentar e “tocar” vários estilos diferentes. O projeto pretende também favorecer grupos de recente formação com ainda pouca visibilidade na mídia.



Participantes:
É conhecido em Rio de Contas o fato de termos tantos jovens talentosos. Um pequeno festival realizado pela rádio local no final de 2011, revelou inúmeros talentos. Surgiu então na comunidade a consciência de que se necessita de mais desse tipo de evento para comportar e dar espaço ao grande numero de artistas em potencial da comunidade, que não têm a oportunidade nem de aprender mais, nem de se apresentar como tal.
Os jovens que já têm alguma experiência com a musica terão a oportunidade ampliar os seus conhecimentos e receber novos estímulos além de confrontar-se com estilos diferentes, favorecendo assim,  a busca de um estilo pessoal e original a partir de diferentes sugestões e influências.


Objetivos:

- Dar visibilidade a grupos musicais novos da Bacia do Rio São Francisco.
- Formação de platéia  e de publico para eventos artísticos – culturais.
- Oferecer capacitação para jovens da cidade que gostam de musica.
-Promover a imagem de Rio de Contas com uma boa programação cultural.
- Gerar possibilidade de renda extra para o comércio local.
-Ocupação de áreas públicas para fins culturais.
-Integração social
-Saúde mental






Nenhum comentário:

Postar um comentário